dermatologia

Quais são os diferentes campos da dermatologia?

A dermatologia é uma especialidade médica que atua em diferentes campos, porém, a sua área de informação está centralizada na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças e distúrbios relacionados à pele, unha, cabelo, mucosas e pelos.

Esta especialidade médica também é indicada para atuar em intervenções médicas estéticas, oncológicas e cirúrgicas.

O dermatologista é o médico especialista na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças da pele, unha, cabelo, mucosas e pelos. São mais de 3 mil doenças dermatológicas catalogadas que afetam a pele de adultos, idosos e crianças.

Além de atuar na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, o dermatologista também orienta seus pacientes sobre cuidados de forma geral, sendo capaz de solucionar problemas estéticos e trabalhar para manter a pele bonita e saudável.

Veja, a seguir, algumas doenças que os dermatologistas estão capacitados para tratar:

  • Espinhas (acne);
  • Vitiligo;
  • Alergias;
  • Hanseníase;
  • Câncer de pele;
  • Queda de cabelo;
  • Psoríase.

Esse profissional também é capacitado para tratar doenças nas mucosas, como enfermidades na gengiva, língua, lábios, boca, além da área genital. Neste caso, as doenças venéreas ou sexualmente transmissíveis (DST) estão enquadradas.

Campos de atuação da dermatologia

Veja, a seguir, os principais campos de atuação da dermatologia:

Onicologia

Essa subespecialidade é também conhecida como Unhas. Ela lida com a parte de diagnóstico e tratamento clínico-cirúrgico das patologias que afetam o aparelho ungueal (unhas). Na onicologia, entram os cuidados com unhas frágeis, encravadas e onicomicose.

Cosmiátrica

A dermatologia cosmiátrica é voltada para tratamentos estéticos e para a beleza da pele. O profissional com especialidade nessa área dermatológica desempenha funções como aplicação de toxina botulínica (botox), peelings, preenchimentos, remoção de tatuagens e depilação a laser.

Dermatologia cirúrgica

Já esta área engloba os procedimentos feitos no tecido subcutâneo ou na pele. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), “lida com o diagnóstico e tratamento de questões estéticas ou clínicas relacionadas à pele, cabelos e unhas, por meio de técnicas cirúrgicas, cosmiátricas, oncológicas e reconstrutivas”.

Grande parte dos procedimentos na dermatologia cirúrgica são minimamente invasivos e demandam apenas anestesia local, e o tempo de recuperação é acelerado.

Dermatologia oncológica

A dermatologia oncológica se dedica ao combate do câncer de pele, que é o tipo mais comum da doença no Brasil e no mundo. Nela, o profissional cuida da parte de prevenção, diagnóstico e tratamento dos tipos melanoma e não melanoma.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre meu trabalho como dermatologista no Rio de Janeiro.

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp